terça-feira, 23 de junho de 2009

José Alberto Reis



José Alberto Reis nasceu em Guimarães no dia 27 de Dezembro de 1961. Frequentou várias escolas da cidade e, em particular, o liceu de Guimarães (o nosso querido liceu Martins Sarmento).
Com 16 anos participava no coro da Igreja de S. Domingos e acompanhou, mais tarde ,com o violão, o coro da Igreja de Sta. Luzia. No ano seguinte compôs as suas primeiras canções enquanto aprendia solfejo, piano e técnica vocal.
Este homem tem o seu próprio estúdio em casa e grava as suas próprias composições.

Em 1983 estreiou-se numa festa popular no norte do país e no ano seguinte preparava já a edição do seu primeiro disco. Enquanto isso participava em festas populares por todo o pais.
Em 1987, José Alberto Reis já cantava profissionalmente e as suas músicas passavam já na rádio. "Amo-te" é o seu primeiro disco de ouro. Em Setembro editou o segundo single, "Setembro" e a imprensa fala da "grande revelação da música ligeira" que aparece num programa televisivo. Os seus singles mantêm-se nos tops nacionais durante alguns meses do seguinte ano. Recebeu o seu primeiro disco de ouro por "Sonhando".
Em 1993, José Alberto Reis assina contrato com a VIDISCO e lança a sua tournée pela Europa, enquanto prepara o seu próximo CD, "Alma Rebelde" que lhe garante mais um disco de prata. É o cantor que mais cartas recebe das fãs. No ano seguinte surge outro CD e o single "Um Homem não Mente" passa com imensa frequência na rádio. Em 1996 comemora dez anos de carreira na UM e viaja até ao Canadá, onde é bem recebido pela comunidade portuguesa.
No ano que se segue é editada uma colectânea com os seus maiores êxitos. Em 1998 assina um novo contrato, mas desta vez com a ESPACIAL e é eleito rei da canção popular. Trabalha com outros artistas e promove o seu último trabalho em programas televisivos com grande audiência. José Alberto Reis marca presença nalguns espectáculos televisivos e parte em busca da conquista do público espanhol.
O seu crescimento artístico e o seu estilo próprio, culminaram numa evolução de carreira marcada com concertos por todo o país. José Alberto Reis tem um clube de fãs, desde 2006.

2 comentários:

ISABEL,FÃ Nº2 disse...

JOSE,SOU A TUA FÃ NUMERO 2,A ISABEL DE ALMADA,LEMBRAS-TE CERTAMENTE,EMIGREI E ESTOU A VIVER JÁ HÁ 6 MESES NO lUXEMBURGO,ONDE ME ACOMPANHAS TODOS OS DIAS ATRAVES DOS TEUS CDS.A TUA AUTOBIOGRAFIA ESTÁ FANTASTICA,EXCELENTE.
PRECISAMOS DE TI NO LUXEMBURGO,QUANDO PENSAS CÁ VIR?PARABENS PELO TEU TALENTO E TRABALHO.BJNHOS,ISABEL ABREU

Anónimo disse...

Estou no Brasil e não deixo ouvir-te cada dia. Tenho muitas saudades da terrinha. ora pois não se pode sentir saudades??? Eu creio que sim.
Guimarães é muito lindo e tem um cheiro muito particular, sabias???
Bom pensas ca vir para ver as maravilhas do Brasil e cantar pra gente?

Abraços e sussesso hoje e sempre.

Um saudoso da terra.

Luiz