Rafael Freitas nasceu a 21 de Janeiro de 1982, pelas 11h, em Guimarães.
Em 1998 inicia o Curso Técnico de Estilismo e participa no desfile denominado “Os Afonsinhos da Moda”, em Guimarães.
No ano seguinte elabora os figurinos para uma peça de teatro intitulada “As Figuranhas”, para o teatro oficina, no Palácio de Vila Flor, em Guimarães.
No ano inicial do novo milénio participou num desfile de angariação de fundos para a UNICEF, em Esposende. Na 12ª Edição do concurso “Agulha de Ouro” recebeu várias Menções Honrosas. Concluiu o seu curso com a sua própria colecção no desfile Moda Guimarães.
Rafael especializa-se em Reconhecimento de matérias-primas em 2001, em Vitrinismo e Expressão Gráfica no ano 2002 e por fim em Modelagem Clássica e Artística em 2003. Nesse mesmo ano abre um atelier na Rua de St.ª Maria, nº 78, freguesia de Oliveira do Castelo. Foi no Museu de Alberto Sampaio que apresentou pela primeira vez em desfile privado a sua colecção.
Em 2005 abre uma loja em pleno centro histórico de Guimarães, junto ao atelier.
Participou em diversas feiras, entre elas Braga Noivos, Guimarães Noivos e Porto Noivos; Expo Noivos, em Braga e Guimarães; Fórum de Criadores da Expo Noivos, Lisboa e Porto.
Foi em 2006 que Rafael Freitas organiza e realiza um desfile intitulado “As mãos que dão Vida”, com caris social a favor da Fundação do Gil.