domingo, 10 de maio de 2009

Salette Sampaio


Salette nasceu a 23 de Dezembro em Guimarães. Porque era extremamente curiosa, desde cedo os trabalhos manuais despertavam o seu interesse. Mas é mais tarde, aquando das aulas de Educação Visual que esse fascínio se intensifica.

É nas suas aulas práticas na Escola Secundária Francisco de Holanda que Salette faz a sua primeira “obra-prima”: um palhaço de trapos, que figurou numa vitrina durante a Semana Aberta desse ano escolar.

A maior parte dos seus trabalhos foram ofertas em ocasiões especiais para amigos e familiares, por isso poucos são aqueles que ainda tem consigo. Em 2000 tece o seu primeiro tapete de Arraiolos e em 2004 cria o seu próprio relógio de cozinha em ponto-cruz. Os melhores e mais recentes trabalhos são telas de nus que pintou em 2007 e 2008. Para esta jovem artista em part-time todo este trabalho é muito gratificante – “Descontrai-me, liberta-me e permite-me momentos de grande prazer!” –. Pela sua curiosidade e aquisição de maiores conhecimentos frequentou recentemente um curso de técnicas de como trabalhar o esferovite. Aliás, temos de realçar que ela também ensinou um membro do nosso grupo a trabalhar “découpage” em madeira.
Fora do contexto artístico, é licenciada em Sociologia pela Universidade do Minho e actualmente está a fazer a sua tese de mestrado na área de Saúde e Sociedade. Nesta área, já foi por duas vezes convidada como oradora em palestras em Escolas Secundárias, com os temas “A Eutanásia” e “Gravidez na adolescência e Sexualidade”.
Para além de trabalhar na área dos recursos humanos numa empresa e estar a fazer a sua investigação com vista a obter o grau de mestre, ainda consegue fazer voluntariado, que segunda a própria é “dar algo de mim a quem mais precisa”, e dedicar-se a momentos “únicos e só meus…”.

Sem comentários: